A Instituição

O Projeto Tia Egle, atua desde 2003, mas foi institucionalizado em 2008, é uma organização não governamental que atende crianças e adolescentes, nas idades entre 04 a 14 anos, moradoras na região da Zona Noroeste, especificamente nos Bairros do Jardim Rádio Clube e Jardim Castelo, hoje abrange bairros mais distantes dentro do próprio Município de Santos.

O trabalho nasceu diante da necessidade que os moradores tinham em ações que pudessem minimizar os altíssimos índices de violência urbana, narcotráfico e fragilidade social em que a população estava exposta, deixando seus moradores em vulnerabilidade social.

Utilizando um comodato com a COHAB , o Projeto desenvolve ações socioculturais socioesportivas, em sistema de contra-turno escolar propiciando aos inseridos nesse processo, novas formas de ver e entender seu contexto social e a realidade circundante.

As atividades são desenvolvidas em turmas divididas a partir de suas faixas etárias e promove além do conhecimento intelectual e cultural, a autonomia, as relações humanas, o respeito mútuo e primam por trabalhar com valores morais que objetivam o pleno exercício da consciência cidadã.

Ampliando e fortalecendo as ações desenvolvidas a Organização inicia o desenvolvimento de ações sócio esportivas com o intuito de ampliar o raio de atuação e atingir um maior número de adolescentes.

O trabalho desenvolvido no Projeto Tia Egle, esta pautado no estabelecido pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e na LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, tendo o desenvolvimento de sua metodologia referenciado pela Lei de Diretrizes e Bases, atuando de forma sócio construtivista, buscando nos princípios da resiliência condições para o fortalecimento dos vínculos familiares.

Interiorizando o contexto territorial, a carência na comunicação comunitária e a dificuldade de espaços que ofereçam lazer, cultura e esporte, entendemos a importância do Projeto não só para as crianças e adolescentes inseridas nesse processo, mas para a comunidade como um todo.

O Projeto Tia Egle funciona como uma das únicas formas de convívio social, pois tem a capacidade de inclusão nata, não estabelecendo níveis socioeconômicos, para ser entendido ou praticado, propiciando a participação coletiva.

''A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.'' 

- Nelson Mandela

Após a concessão do antigo espaço da Sociedade de Melhoramentos do Conjunto Habitacional do ''Dale Coutinho'', o projeto passa a desenvolver suas ações socioculturais até sua institucionalização no ano de 2008. 

 

No início, o espaço contava apenas com a colaboração de voluntários.

Através dos anos, o Projeto Tia Egle se profissionalizou e estruturou de diversas maneiras, buscando construir uma rede de trabalho e atendimento multiprofissional e interdisciplinar que conta com parcerias do poder público e setor privado.

Por se tratar de Projeto Social, a organização busca desenvolver atividades de grande interesse dos alunos atendidos. 

As crianças dispõem de café da manhã e da tarde, almoço e jantar; onde em muitos casos, são a única fonte de alimentação diária do aluno.  

Projeto Tia Egle

51385363_2306355746275453_22814999506237

Acreditando, resistindo e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

13 3322-6625 | 13 3322-6627

Ambrosina Amélia Caldeira Tolentino, 45 - Zona Noroeste, Santos - SP.

Conheça:

Fotografia e Edição: Thayná Prado

© 2023 by Associação Educacional Cultural Esportiva e Recreativa Projeto Tia Egle