Deixe o consumismo de lado!

Oi pessoal, essa semana trouxe algumas dicas para você que se considera uma pessoa consumista e se está em dúvida vem conferir essas dicas bacanas de como fugir do consumismo:

Ser consumista pode te deixar muito endividado e com muitos produtos que você se quer vai usar. Dessa forma, siga corretamente as mudanças de atitude para que você consiga deixar de ser consumista, de uma maneira prática.

Analise sempre o motivo da compra e avalie bem a situação, para que não seja somente um prazer momentâneo e que prejudicará sua situação financeira. E também avalie os seus gastos de forma consciente, se você tornar que você está gastando muito mais do que poderia, dá próxima vez conseguirá ter mais controle dos gastos e poupar algumas compras.

Não deixe para depois, quando estiver em uma situação financeira muito drástica para tomar as atitudes corretas e que poderão te salvar de passar grandes necessidades e acredita nas maneiras práticas de deixar de ser consumista, você notará o resultado.

Para te ajudar nessa difícil tarefa, vamos as 7 maneiras de deixar o consumismo de lado:

#1 Se planeje

Uma das maneiras de deixar de ser consumista é se planejar. Faça as contas do mês e veja o quanto de dinheiro precisará para pagar todas as despesas. O interessante é sempre que sobrar, você guarde e poupe o seu dinheiro.

Pague todas suas contas antes de pensar em sair para comprar qualquer coisa. Com mais dinheiro em conta, fica ainda mais difícil de ter controle de comprar alguma coisa, que acabará atrapalhando nos pagamentos do mês.

#2 Listas

Fazer listas do que você realmente precisa comprar e do que você gostaria de comprar, é uma das maneiras de deixar de ser consumista, já que dessa forma você consegue ter uma noção do que você realmente precisa e tem necessidade de comprar.

Já a lista do que gostaria de ter, você deixa para o final do mês, ver se dá para fazer alguma compra com o dinheiro que te sobrou.

#3 Pesquise

Antes de comprar, pesquise bastante os preços em mais de uma loja. Os preços variam bastante de loja para loja e também pode ter mais benefícios se comprados online.

Fique atento ao preço, aos juros e ao frete, calcule e verifique qual é o melhor local para economizar um pouco, e dessa forma, você também tem um foco no que você precisa comprar e garante que você não desvie sua atenção para coisas que você não precisa.

#4 Evite shoppings

Se você precisar comprar alguma peça de roupa ou algum sapato, prefira lojas que vendam somente esse tipo de produto.

O shopping é um lugar que você está cercado de tentações de compras, tipos de promoções e você acabará levando algo sem necessidade. E mais, quando for sair, saia com o valor contado, para não cair na tentação de comprar algo com o dinheiro que estiver sobrando na sua mão, mas que fará falta para fechar as contas do mês.

#5 Cartões de crédito e parcelamento

Redobre sua atenção para cartões de crédito e parcelamentos longos. O cartão de crédito acaba nos dando a sensação que a compra cabe ao mês, mas nem sempre você conseguirá arcar com aquela despesa quando a fatura chegar. Dessa forma evite sempre andar com cartões, para que você não tenha vontade de fazer gastos necessários e criar mais dívidas.

E se você se deparar com uma compra com muitos parcelamentos, reflita se você realmente precisa comprar aquilo e acabar comprometendo tanto tempo da sua verba para aquele fim. E compre algo que realmente dure mais tempo do que os parcelamentos, para você evitar continuar pagando algo que você já não está mais utilizando.

#6 Não compre nada imediatamente

Coloque na cabeça que você não deve comprar nada imediatamente. Caso você veja que está ficando interessado em algo, não compre naquele momento, vá para outras lojas ver o preço ou até mesmo dias depois. Essa é uma das formas de você se desestimular de levar algo que você não precisaria e você se dará conta depois de uns dias.

Os atendentes das lojas são altamente treinados para que você leve o produto naquele instante, para que você faça uma compra por impulso sem pensar muito se aquilo é necessário se ter. Fique atento e evite esse tipo de situação para que você não gaste precisar de algo.

#7 Anotar todos os seus gastos

E por fim, anote todos os seus gastos. Desde os menores como cafés, fast foods, até os maiores como compras de supermercado, de roupas, entre outros.

Essa é uma forma de você compreender no que você está gastando o seu dinheiro, e dessa forma, conseguir administrar melhor os seus gastos desnecessários. Os gastos acabam nos fugindo do nosso controle e não temos noção do quanto já gastamos.

Controlando tudo o que você gasta, você conseguirá evitar alguns gastos para conseguir ter uma sobra no final do mês, para guardar. Use planilhas para fazer controles e também todo o seu investimento financeiro. Existem também alguns aplicativos com esse intuito, o que deixa mais fácil as anotações, já que você conseguirá anotar de imediato no que você gastou.


Por: Samantha Mussi

Monitora do Projeto Empreendedor.

Projeto Tia Egle

51385363_2306355746275453_22814999506237

Acreditando, resistindo e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

13 3322-6625 | 13 3322-6627

Ambrosina Amélia Caldeira Tolentino, 45 - Zona Noroeste, Santos - SP.

Conheça:

Fotografia e Edição: Thayná Prado

© 2023 by Associação Educacional Cultural Esportiva e Recreativa Projeto Tia Egle