Buscar

9 Dicas para você Jovem Empreendedor!


Antes de qualquer coisa faça a si mesmo as seguintes perguntas, Quais são os seus sonhos? E o que falta para você realizá-los? Afinal seu empreendimento pode ser tudo que sonhou, basta se empenhar, preparar seu Marketing Pessoal e caminhar para o sucesso.

Para isso trouxe 9 Dicas de empreendedorismo vindas direto da revista norte americana "Entrepreneur", onde o empreendedor americano John Rampton listou dicas de empreendedorismo para quem é jovem, mas já quer criar o próprio negócio.

No entanto, vale ressaltar que boa parte dos itens traz informações úteis para empreendedores de qualquer idade. Confira:

*Faça o que você gosta* Segundo Rampton, o passo principal é atuar em uma área que seja atraente. Quem faz o que ama tem uma grande vantagem: em tempos difíceis, é a paixão que mantém o empreendedor de pé.

*Não "abrace o mundo"* Na juventude, o cérebro funciona a mil. Por isso, várias ideias possam surgir – de projetos de empresa diferentes, inclusive. Mas é importante direcionar suas energias para apenas uma ideia. Segundo Rampton, quem se divide em múltiplas frentes pulveriza recursos e produtividade.

*A internet é uma mina de ouro* A rede tem inúmeras fontes de informação. Pela web, você pode entender como montar uma empresa, se comunicar com outros empreendedores e encontrar dicas de gestão.

*Encontre um mentor*

Ao ter uma pessoa por perto para guiar seus passos, você encontra a experiência necessária para empreender e uma rede de contatos que, no futuro, pode ser decisiva no crescimento da empresa.

*Cuide de sua saúde*

Rampton afirma que sabe muito bem como são os jovens empreendedores: eles se acham indestrutíveis. Mas não são. Se você não se cuidar, pode ser que você não aproveite o crescimento da sua empresa. Por isso, faça refeições saudáveis e durma bem. Não se esqueça de fazer exercícios: além de fazer bem à saúde, a atividade física é uma grande aliada na luta contra o estresse.

*Use a lógica*

A empolgação em abrir uma empresa pode fazer uma pessoa abdicar de um dos recursos mais elementares da natureza humana: o pensamento lógico. Além de delimitar seu público-alvo, saiba que vários pontos são importantes para o sucesso. Por exemplo, um empreendedor da área de moda não pode pensar que vai atingir toda a população mundial se ele vende apenas calças amarelas para hipsters. A escolha do ponto de venda também é fundamental. Um restaurante que funciona até tarde não pode ficar em um distrito comercial, em que todo mundo vai embora depois das 18h.

*Saiba explicar seu negócio em uma frase*

Por mais fascinante que seja a sua ideia, é importante saber explicar o que sua empresa faz em uma frase. Se você sofre para mostrar sua área de atuação, pode ser que sua ideia ainda não esteja boa. Além disso, clientes que não sabem o que uma empresa faz vão procurar a concorrência. Para investidores, a tendência é a mesma – ideias confusas não recebem uma boa visibilidade.

*Você ainda precisa obedecer*

Uma das razões que mais estimula o empreendedorismo é o desejo de não ter patrão. Acabou-se o expediente de oito horas diárias. Não é mais necessário ouvir ordens e obedecê-las, já que o chefe agora é você. Mas ainda há regras. Você tem que registrar sua empresa e pagar impostos. Pior: um dia de oito horas de trabalho pode ser substituído por horas sem dormir. E se antes, como empregado, você só pensava em você, agora é preciso cuidar dos funcionários, motivando-os e pagando os salários direitinho. A vida de empreendedor não é fácil.

*Não tenha medo de desistir*

Rampton diz que 90% de seus projetos falharam logo no início. Segundo ele, isso é normal. Só que muita gente tem medo do fracasso e posterga o fechamento de uma empresa. Para o colunista, é importante praticar o desapego – não deu certo, diga adeus. Fracassar é aprender. A cada novo projeto que você comece, serão menores as chances de cometer os mesmos erros.

Se você chegou até aqui, parabéns você está no caminho certo para iniciar seu empreendimento, afinal uma das maiores dicas para um novo empreendedor é SEMPRE SE MANTENHA ATUALIZADO, pesquise, explore, estude cada dia mais!

Espero que tenha gostado das dicas dessa semana!

Um abraço!


Samantha Mussi

Monitora do Projeto Tia Egle - Turma Projeto Empreendedor.

Projeto Tia Egle

51385363_2306355746275453_22814999506237

Acreditando, resistindo e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

13 3322-6625 | 13 3322-6627

Conheça:

Ambrosina Amélia Caldeira Tolentino, 45 - Zona Noroeste, Santos - SP.

Fotografia e Edição: Thayná Prado

© 2023 by Associação Educacional Cultural Esportiva e Recreativa Projeto Tia Egle